Esse final de semana eu me deparei fazendo algo que nunca imaginei precisar. Sentei com as meninas e o meu marido e elencamos as 10 regras da casa. Eu imprimi o material e afixamos na geladeira.
Antes de ter filhos eu pensava que teria crianças super educadas, fáceis de colocar limites, que comeriam certinho, vestiriam a roupa que eu escolhesse e dormiriam todos os dias no mesmo horário. Ledo engano.
A Louise e a Lis são muito amorosas, carinhosas e amigas. Acho elas 99% do tempo educadas e fáceis de lidar. Mas aquele 1%….. é de enlouquecer mamãe, papai e quem estiver por perto. Quem convive com crianças sabe, elas testam a nossa paciência sempre que possível, tentam ir além a todo momento. Então a intenção com as regrinhas e procurar mostrar para elas diariamente o que é legal e o que não é legal fazer.
Ao estabelecer as normas da casa, envolvemos as meninas. Junto conosco apontaram o que é importante para ser feliz e viver em harmonia. O impressionante é que elas sabem muito bem o que é certo e o errado, o complicado é colocar em prática. Então combinamos que faremos trabalhinhos sobre as regras. Como adoram desenhar e brincar de colar recortes de revistas, a cada final de semana vamos explorar uma norma e discutir sobre a importância da mesma ser cumprida.
E você também estabeleceu regrinhas com as crianças? Conta pra gente como faz para estabelecer limites com seus filhos!
Aqui divido com vocês as 10 regras da nossa casa:
1. Brincou, guardou
2. Manter a casa limpa
3. Não pegar as coisas da mamãe e do papai sem pedir
4. Ser amigo e ser gentil
5. Não fugir
6. Emprestar e cuidar dos brinquedos e dos materiais
7. Ter paciência. Se estiver brabo, respire fundo e se acalme
8. Ser educado e querido
9. Respeitar os horários (comer, dormir, banho e brincadeira)
10. Falar em voz baixa e não gritar